top of page

Território em ação: alianças em Brumadinho para enfrentamento da Covid-19.

Por Thamira Bastos


Encontros online regados a café e prosa visando autocuidado e cuidado coletivo: essa é a estratégia de um grupo de Brumadinho diante do atual cenário da pandemia.


O Café com Prosa On-line surge como uma estratégia encontrada pelo Ateliê Religar que, em parceria com o Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte e o grupo Alianças COVID-19, promove neste sábado, 27/06, um encontro on-line com moradores de Brumadinho para discutir e pensar estratégias de prevenção, auto-cuidado e cuidado coletivo.


A ação também visa mapear iniciativas e organizações que atuam no território, identificando-as por localidade e área de atuação. Este mapeamento será disponibilizado em uma plataforma online onde os visitantes poderão acessar um perfil com todas informações. Outro resultado esperado é a criação de uma agenda integrada de encontros online para que o trabalho iniciado possa ter continuidade. A metodologia escolhida para este primeiro encontro vai permitir a criação de grupos de trabalho onde cada um terá um tema relacionado à Covid e o território onde vivem para discutir.


O Café com Prosa é um projeto assinado por Helcia Veriato, psicóloga e artesã responsável pelo Ateliê Religar. No início os encontros eram presenciais e aconteciam na comunidade de Casa Branca, em Brumadinho, onde os moradores chegavam para o café e traziam quitutes (o café “era por conta da casa”). Durante as rodas de conversa os participantes debatiam pautas locais, construíam estratégias e ações coletivas visando o bem comum.


A psicóloga afirma que a fala tem um poder muito importante na cura da ansiedade e destaca o atual cenário "Agora as pessoas estão precisando de falar e ao mesmo tempo estão distantes. Aí a gente traz para o virtual essa iniciativa que dá muito certo no presencial. Tivemos o cuidado de criar um convite físico para as lideranças, para elas se sentirem valorizadas. Tanto as lideranças comunitárias como as da área da saúde”.


Ao todo foram feitos e distribuídos 60 convites físicos, cada um continha uma máscara e uma caneca personalizadas, um convite impresso, uma cópia impressa do Manifesto Regenerativo e uma fitinha na qual se lê “Juntos Regeneramos Brumadinho”.


Helcia ressalta como foi gratificante ver a alegria das coordenadoras dos PSFs - Programa Saúde da Família, ao receberem o kit e fala que espera que as pessoas possam participar do café para que consigam somar esforços na luta pelo enfrentamento ao coronavírus.


O projeto Café Com Prosa On-line foi aprovado pela Curadoria Emergencial COVID-19 da Aliança Regenerativa e financiado pelo Fundo Regenerativo de Brumadinho. O fundo existe desde 2019, já apoiou 26 projetos no território e atualmente está voltado para propostas emergenciais dentro do contexto da pandemia. Para saber mais sobre o fundo acesse brumadinho.awesomefoudation.org



Para participar do evento acesse: us02web.zoom.us/j/81315689475


Posts em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Tags
Acompanhe-nos
  • facebook redondo
  • email
  • instagram redondo
  • youtube redondo
bottom of page