O MICA

O Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte foi criado em 1º de junho de 2015 a partir de quatro anos de experiência em projetos de extensão, na área do Direito à Comunicação, ligados ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Seus principais objetivos são contribuir para a emancipação humana por meio de ações ligadas à arte, à cultura e à comunicação social; o fomento a valores identitários e culturais, incluindo o patrimônio histórico, artístico, material e imaterial; a consolidação da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.
 
Ao longo desses anos, o MICA promove ações em comunidades periféricas de Minas Gerais, em defesa do Direito à Comunicação, o qual se encontra entre os direitos humanos fundamentais, historicamente negado a seus titulares.

Trata-se de uma utopia social consagrada por diversos tratados internacionais, entre eles a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (Revolução Francesa – 1789), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU-1948) e  O Capítulo V, da Constituição Federal (1988).
 
Seus componentes trabalham convictos de que a comunicação atua fortemente na construção de valores e opiniões, por meio do enquadramento de suas narrativas. O sistema informativo convencional  oferece uma espécie de tutorial para leitura e interpretação dos acontecimentos, conforme interesses de quem administra a mídia e a política.

Até 2020 trabalhamos diretamente com mais de 700 pessoas, principalmente jovens e adolescentes, em 04 escolas municipais, 06 estaduais. Realizamos ações e parcerias em 09 municípios de MG.

OBJETIVOS
 

Contribuir para a emancipação humana por meio de ações ligadas à arte, à cultura e à comunicação social; o fomento a valores identitários e culturais, incluindo o patrimônio histórico, artístico, material e imaterial; a consolidação da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

VISÃO

Ser agente de transformação social por meio de ações que promovem os direitos humanos e efetivem mudanças no contexto social dos sujeitos envolvidos.

VALORES

  • Interação sócio-cultural

  • Ética

  • Democracia

  • Parceria de respeito com clientes e colaboradores;

O QUE FAZEMOS E ONDE ATUAMOS

Nossas atividades perpassam pelo Direito à comunicação, comunicação popular e educação para a mídia.


Esses conteúdos são trabalhados com diversas metodologias, entre elas oficinas, vivências e dinâmicas sensoriais. As oficinas pedagógicas possibilitam um processo educativo composto de sensibilização, compreensão, reflexão, análise, ação, avaliação. As dinâmicas e vivências consistem em estimular os
participantes das ações por meio de jogos e brincadeiras em grupo, com o objetivo de descontrair, neutralizar resistências, elevar a autoestima e fortalecer os laços de parceria entre o público e coordenadores das ações.

 

O público alvo são crianças, adolescentes e jovens, moradores de Minas Gerais e em todas as ações o MICA preza pelo protagonismo deste público, incluindo-o, sempre que possível, nas tomadas de decisões. Em sua grande maioria, as oficinas geram produtos comunicativos colaborativos criados pelos participantes que decidem, qual linguagem vão usar e o que vão falar.
 

Diante do atual contexto de pandemia a equipe do Coletivo MICA vem se adaptando e criando estratégias de ações juntos com os parceiros para que a oferta de atividades continue.

.png
IMG_2782.jpg
Leitura_da_revista_ZAPE__viagem_a_um_fut

Coletivo MICA - Mídia, Cultura, Identidade e Arte

Escritório R. Pref. Jadir Macedo, 15 - Vila do Carmo, Mariana - MG

coletivomica@gmail.com