top of page

PROJETOS

Belo Horizonte - MG 

Atenderá adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, prioritariamente os encaminhados por unidades de acolhimento institucional de Belo Horizonte, que sofreram violações de direitos como negligência, violências física, psicológica, sexual... e estão afastados do núcleo familiar por medida protetiva.


Saiba mais sobre este projeto!

Minas Gerais 

Visa construir canais de circulação de informações entre populações que vivem em comunidades impactadas por barragens de mineração. Despertá-las sobre a importância da Comunicação como campo de luta por direitos e mobilização social. O trabalho é desenvolvido junto às comunidades alvo, por meio de debates e oficinas de formação de repórteres populares, a ser desenvolvido pelo Coletivo MICA e parceiros. Saiba mais sobre este projeto!

Mariana - MG 

objetiva promover a autonomia comunicativa de atores da sociedade civil  que não têm suas vozes contempladas pelas mídias tradicionais. Utilizando a metodologia de oficinas, dinâmicas e vivências sensoriais buscamos a conscientização a respeito do Direito à Comunicação.

Saiba mais sobre este projeto!

Material Didático

A ZAPE é uma revista em quadrinhos criada pelo Coletivo MICA para dar visibilidade a questões ausentes do sistema informativo tradicional, ligadas a comunidades periféricas. Em sua primeira edição três jovens, que moram no interior de Minas Gerais, são surpreendidos com uma viagem ao futuro.

Quer saber o que acontece com essa turma e quem são nossos personagens?

ZAPE 2 Edição.png

ZAPE: conhecendo a história e cultura cigana de Minas Gerais

Edição viabilizada pelo edital 01/2017 da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Assinada pelo Coletivo MICA, a segunda edição da Revista ZAPE tem como objetivo principal contribuir para reduzir o preconceito sobre os povos ciganos, divulgar suas lutas e contar um pouco de sua história e cultura.

Saiba mais sobre este projeto!

Projeto de Extensão

Projeto de Extensão do curso de Jornalismo da Universidade​Federal de Ouro Preto que deu origem ao Coletivo MICA - Mídia, Identidade, Cultura e Arte. Teve início a partir de uma disciplina do curso, chamada Leitura Crítica de Mídia, onde a Professora Juçara Brittes começou a analisar notícias locais com moradores do bairro São Pedro, em Mariana, MG.

Saiba mais.

bottom of page