Rede Soa Sirene

A iniciativa visa construir canais de circulação de informações entre populações que vivem em comunidades impactadas por barragens de mineração. Despertá-las sobre a importância da Comunicação como campo de luta por direitos e mobilização social. O trabalho será desenvolvido junto às comunidades alvo, por meio de debates e oficinas de formação de repórteres populares, a ser desenvolvido pelo Coletivo MICA e parceiros. Deve resultar na publicação de uma conteúdos informativos online e impressos, co-realizados com os moradores das localidades.

A construção da Rede Soa Sirene anda por caminhos áridos, porém a passos firmes e decididos. Para esta edição a equipe do Coletivo MICA esteve em várias cidades do quadrilátero ferrífero mineiro, onde colheu os textos ora publicados. Não houve uma pauta prévia, nem pesquisa por respostas. As questões estão publicadas tal qual vieram, espontaneamente. Para surpresa dos editores as narrativas estão conectadas por um eixo comum: medo, dor e incertezas.

Edição 0 - Fevereiro 2019

O Coletivo MICA iniciou a costura da REDE SOA SIRENE  durante o III Encontro de Culturas Ancestrais e Regenera Rio Doce, realizado entre 15 e 18 de novembro de 2018, na aldeia Areal, Espírito Santo. O reuniu povos Krenak, Butocudos,  Guarani, Tupiniquins, Pataxós, e juntou comunidades dos manguezais de vários pontos do Rio Doce, quilombolas da nascente do Rio Doce, pescadores e ribeirinhos. Também aderiram caravanas do Mestre Boi, do Núcleo de Agroecologia Nagô, da saúde coletiva, coletivos, pesquisadores e ativistas de várias matizes.

Na ocasião pudemos conhecer mais de perto a trajetória e as lutas de cada um. A primeira edição do jornal impresso traz (um pouco) do que foi essa experiência. 

 

Nossa rede de apoiadores

Coletivo Aliança Rio Doce 

 

Forum Permanente da Bacia do Rio Doce 

 

Jornal A Sirene  

 

Movimento Regenera Rio Doce 

 

Pulso Comunicação e Conteúdo

 

Povo Indígena  Krenak 

 

WikiRioDoce - Enciclopédia da Regeneração do Rio Doce  

ASPEC - Associação dos Pescadores de Conselheiro Pena e Região

 

Colônia Z 43 - Colônia de Pescadores Artesanais e Aquicultores de Conselheiro Pena e Região

Coletivo Flor de Rio

Coletivo Ceramística

Coletivo COMADRES

Captura de ecrã 2019-06-09, às 18.42.00.
Captura de ecrã 2019-02-19, às 15.51.58.

Adicione o nome de sua organização na lista de movimentos apoiadores da causa dos atingidos.

 

 

Remeta material informativo para coletivomica@gmail.com.  Ele passará por um processo de triagem antes de ser publicado.

Entre em contato com o Coletivo MICA através do telefone/whatsapp

031 9 91504914

 

Coletivo MICA - Mídia, Cultura, Identidade e Arte

coletivomica@gmail.com

2017