top of page

Atlas

Comumente o atlas é um livro de referência geográfica que contém mapas, gráficos, imagens e informações detalhadas sobre a Terra e seus continentes, países, regiões, cidades, oceanos, etc. Pode incluir também informações sobre a história, a cultura, a economia, a demografia, a geologia, a biologia e outros aspectos do mundo e de suas populações. 

 

Aprendemos com Aby Warburg que um atlas não é apenas um livro de mapas, mas sim uma ferramenta para compreender a história e a cultura e uma comunidade. Em nosso atlas as imagens artísticas podem ser vistas como um tipo de atlas cultural, que registra e transmite informações sobre o mundo, o grupo e o território em que atuamos. Esperamos que  as imagens e dados que trazemos aqui funcionem como mapas mentais que ajudam a entender os aspectos culturais e históricos. 

 

Que esse atlas seja uma ferramenta valiosa para pesquisadores, professores, equipes técnicas  e pessoas interessadas em aprender mais sobre acolhimento.

Acolhimento

Acolhimento é uma palavra que nos remete a uma atitude de acolhida, recepção a alguém ou a um grupo de pessoas. Pode ser aplicado em diferentes contextos, como na educação, saúde, hospedagem, trabalho e até mesmo em relações interpessoais.

 

Entendemos o acolhimento como conjunto de ações e políticas destinadas a tornar o ambiente mais acolhedor e inclusivo para todes, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual, religião, origem étnica ou qualquer outra característica. Isso pode incluir medidas como a criação de espaços seguros e confortáveis para todos, a oferta de recursos de apoio, a promoção da igualdade de oportunidades e a sensibilização à diversidade.

 

Com nosso trabalho, pensamos o objetivo do acolhimento na criação de uma comunidade inclusiva e respeitosa, onde todes possam se sentir bem-vindes, apoiades, valorizades e tenham as condições necessárias para alcançar seus objetivos e potencialidades.

 

O acolhimento institucional no Brasil é ofertado em unidades que são administradas por órgãos públicos, organizações não governamentais ou instituições filantrópicas e têm como objetivo garantir o bem-estar e a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco. Além de oferecer abrigo, essas unidades também oferecem serviços de apoio e assistência, como refeições, cuidados médicos, terapia, orientação e outras atividades que visem a promoção da saúde e do bem-estar das pessoas acolhidas.

Cartografia territorial

A cartografia territorial é um conjunto de práticas que constitui uma pesquisa-intervenção. Se concentra na produção de mapas e imagens e na análise do uso e ocupação do solo. Em nosso trabalho ela é utilizada para representar e compreender a distribuição de afetos, a configuração dos espaços urbanos, e a percepção das pessoas sobre o entorno. Nessa prática as fronteiras políticas e as relações sociais entre as pessoas e o território aparecem e identificamos aspectos relevantes para atuar. 

 

A cartografia territorial pode ser utilizada para avaliar o impacto de projetos, para planejamentos e para estudar as dinâmicas e identificar potencialidades e vulnerabilidades. 

 

Em resumo, a cartografia territorial é uma ferramenta importante para compreender e gerir o território e os sujeitos de forma sustentável, equitativa e justa, e para promover o desenvolvimento social em uma perspectiva territorial.

​Contato

Entre em contato para que possamos começar a trabalhar juntos.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
Obrigado pelo envio!
bottom of page