top of page

Conheça o Projeto Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio.

O Rio Piracicaba, que abastece cerca de 800 mil pessoas no decorrer de vinte e uma cidades por onde passa, vem sofrendo com as mazelas ambientais que assolam o mundo todo e o estado de Minas Gerais. Visando a proteção do rio, o projeto Expedição Piracicaba - Pela Vida do Rio ocorre durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, entre 26 de maio e 5 de junho. Esta iniciativa propõe uma jornada, começando na sua nascente em Ouro Preto até a sua foz em Ipatinga. Durante todo esse percurso a expedição estará coletando amostras das águas do rio, fomentando debates sobre sua situação e engajando a população sobre a conservação do rio. Também serão criados documentários, teasers, registros fotográficos, um livro registro e uma revista com os dados recolhidos na jornada.


Essa expedição irá contar com profissionais da área ambiental e social, cinegrafistas, fotógrafos, jornalistas e pesquisadores técnicos que percorrerão os 21 municípios da bacia do Piracicaba, com uma equipe trabalhando em terra e outra por água. É muito importante ressaltar que, nessas cidades irão ocorrer eventos de mobilização social acerca da temática de preservação das águas e outros assuntos relacionados a esta temática.


Visto o que ocorreu com o Rio Doce no ano de 2015 quando ele foi destruído e como várias vidas e comunidades inteiras foram afetadas com a sua poluição, exalta-se ainda mais a importância deste projeto. para que o Rio Piracicaba resista, sendo ele um dos mais importantes da Bacia do Rio Doce.



Contando com o apoio de diversos órgãos como o SEMAD (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), a PMMG (Polícia Militar), o FIEMG (A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) a AMEPI (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba) e outros pilares que apoiam a realização desse percurso. Juntamente com a UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais), a parceria com a UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá) levará a um dos maiores e mais completos diagnósticos técnico/científico realizado em uma bacia hidrográfica no Brasil.

Posts em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Tags
Acompanhe-nos
  • facebook redondo
  • email
  • instagram redondo
  • youtube redondo
bottom of page