top of page
MICA logo Cor 3.png
ATV NA QUARENTENA.png

CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CASA

Crianças e Adolescentes em Casa: Atividades na Quarentena surge como uma estratégia de ação diante do atual cenário de pandemia e da demanda das responsáveis pelas crianças e adolescentes que participam das atividades das organizações: Casa Estrela (Mariana) e Casa Lar Esperança Francisca de Paula de Jesus (Belo Horizonte).

Durante o primeiro semestre de 2020 a equipe, que atua diretamente com o público alvo, fez algumas tentativas de contato e interação com as responsáveis. A priori os conteúdos estavam sendo apresentados em linguagem textual e se propunham a apresentar o Projeto Solta a Voz: Comunicação e Cidadania e as ações que estavam previstas para 2020. No final do primeiro semestre a demanda para ofertar atividades remotas aumentou, especialmente porque muitas crianças e adolescentes atendidos pelo projeto não estão acompanhando as atividades da escola. 

 

Surge então a aposta na linguagem audiovisual como uma ferramenta que permite maior aproximação e interação com o público. As atividades estão semanais e durante o primeiro mês são voltadas para a criação e fortalecimento de vínculos entre os participantes e a equipe bem como a escuta e a elaboração de um plano de trabalho extensivo com temáticas que dizem respeito à realidade e anseios das crianças e adolescentes. 

 

Não é só uma questão de conteúdo, ações como esta se fazem necessárias para manter a interação/contato entre a família, ou a equipe das unidades de acolhimento, com as organizações; porque permitem o monitoramento do que está acontecendo com as crianças e adolescentes e fortalecem o vínculo destes com as instituições.

AUDIOVIUSUAL COMO LINGUAGEM PARA TODOS E TODAS

Os convites e comunicados também se apresentam através da linguagem audiovisual. 

Cada participantes vai se apresentar através de um desenho. Ao apresentar o participante vai dizer (pode ser por áudio ou por vídeo) o seu nome completo, a sua idade e porque escolheu fazer aquele desenho para se apresentar. 

Material necessário: folha A4, lápis de escrever, lápis de cor (pode ter caneta, canetinha, colagens etc)

Atividade 01 (Nós em desenhos)

Atividade 02 (Que bom...que tal)

Cada participante vai apresentar utilizar termos pré definidos para apresentar duas qualidades que enxergam neles mesmo e para sugerir dois temas para serem trabalhados ao longo das atividades. O termo para apresentar as qualidades é QUE BOM. O termo para apresentar as sugestões de temas para trabalhar é QUE TAL.

Material necessário: folha A4, lápis de escrever, lápis de cor (pode ter caneta, canetinha etc)

Cada participante vai desenhar o mapa da casa onde mora e escolher três lugares que mais gosta para apresentar. Utilizando a técnica de frotagem cada participante vai imprimir em pedaços de papéis recortados a textura dos lugares favoritos. Ao apresentar (pode ser por vídeo ou áudio) vão contar porque aqueles lugares escolhidos trazem afeto).  

Material necessário: folha a4, Lápis de escrever, lápis de cor, tesoura, cola, régua (se tiver).

Atividade 03  (Mapa do afeto)

Atividade 04 (Jogo: quando eu ouço… o que eu penso?)

Esta é um jogo dinâmico que permite diagnosticar o perfil da turma, identificando os pontos fortes que a turma já domina e os pontos fracos que precisam ser trabalhados. A proposta é falar em 20 segundos tudo que vem à cabeça quando são apresentados conceitos como: direitos humanos, democracia, meios de comunicação, internet, políticas públicas, comunicação, público, privado, liberdade de expressão e autonomia. É preciso anotar as referências que forem aparecendo ou gravar um áudio com as respostas.

bottom of page