top of page

A exposição

Bem-vindes à exposição fotográfica "Foto Vida Visão". Esta exposição apresenta o trabalho de adolescentes e crianças de três unidades de acolhimento de Belo Horizonte, que participaram de oficinas de experimentação fotográfica em que mapearam os territórios dos bairros Aparecida e Nova Esperança na região noroeste da cidade.

Nessas oficinas, os/as participantes foram desafiados a explorar os espaços ao seu redor e a encontrar beleza e significado nos detalhes aparentemente comuns do cotidiano. Através de suas lentes, eles capturaram imagens que refletem sua perspectiva única sobre esses bairros e seus habitantes.

As fotos expostas nesta mostra são um testemunho da capacidade criativa e sensibilidade desses  artistas. Cada imagem é uma história contada através de uma lente, e juntas, elas oferecem um vislumbre vibrante e diverso da vida nessas comunidades.

Agradecemos aos participantes e às unidades de acolhimento pelo seu compromisso em apoiar e incentivar a criatividade e a autoexpressão. Esperamos que esta exposição inspire os visitantes a explorar os territórios ao seu redor com um novo olhar, e a apreciar a beleza escondida nos detalhes do cotidiano.

O vídeo abaixo contém audiodescrição das imagens que compõem a exposição Foto, Vida, Visão

O projeto

O projeto busca apoiar a Instituição de Acolhimento Casa Lar Esperança Francisca de Paula de Jesus, em Belo Horizonte, fortalecendo a confiança e estabilidade na relação com crianças e adolescentes que apresentam histórico de evasão, através de oficinas tendo a fotografia como linguagem para estimular a visão de mundo, criticidade, habilidades para debate, aumento da autoestima e protagonismo do público-alvo. A Instituição tem três unidades, uma que é mista, voltada para crianças de 7 a 11 anos e outras duas voltadas para adolescentes de 12 a 17 anos. Todas as crianças e adolescentes acolhidos pelo Lar Esperança Francisca de Paula de Jesus, participarão das atividades. 

Além da exposição fotográfica nasce como produto final deste projeto o ATLAS DO ACOLHIMENTO, um material que contém informações sobre a metodologia utilizada durante as oficinas, dados desta edição e dos processos de escuta do público alvo e das equipes das unidades. 

Assinam esta exposição

Taiza Viviane dos Santos; Ester Luiza Braga da Costa; Letícia Galdino Soares; Ana Carolina dos Santos; Vitória Santiago Scaldaferri; Anna Laura Prado; Nicolly Emanuelle de Castro; Isabelle Moreira; Taylor Alexandre; Cauã Augusto dos Santos; Davi Barbosa; Matheus Felipe Rodrigues ; Luis Fernando dos Santos; Isabelle Moreira; Antony Gabriel da Silva; Caique Daniel; Isabelly Victoria de Castro; Ana Rebeca Rodrigues Pereira; Ana clara Rodrigues Ribeiro dos Santos; Sofia Beatriz Martins da Rocha; Ana Angélica Rodrigues Ribeiro dos Santos; Victor Michael Damião de Araújo

Ficha técnica

Coordenação pedagógica e mediação de oficinas - Arthur Medrado e Thamira Bastos 

Coordenação de produção - Raquel Salazar 

Produção - Fredda Amorim 

Designer gráfico - André Nascimento 

Redes Sociais - Arthur Medrado e Thamira Bastos 

Gestão Financeira - Diana Gebrim - Diversidade Gestão e Desenvolvimento de Projetos 

Assistentes Financeiras: Andreza Vieira e Raquel Silveira

Alimentação: Espaço Transbordar 

barra de logos_Banner 2.png
bottom of page