O QUE É O FESTIVAL?

O Coletivo MICA, na condição de proponente do 1º Festival MICA de Coromandel, busca atender e criar demandas orientadas à percepção da importância da preservação dos patrimônios culturais materiais e imateriais pela população local. Nesta primeira edição pretendemos realizar oficinas, exposições, mostra cinematográfica, campeonato de truco, bar do festival, cortejo pela cidade e muito mais. 

QUAL OBJETIVO?

Estimular a valorização do patrimônio cultural local e regional por meio de exposições, mostra audiovisual, oficinas e manifestações artísticas.

POR QUÊ COROMANDEL?

Coromandel é uma cidade que abriga uma série de bens culturais materiais e imateriais, como a Igreja SantAna, as músicas de Abel Ferreira, as composições de Goiá, as Folias de Reis, a tradição do fazer queijo mineiro, entre tantos outros. A realização do 1º Festival MICA em Coromandel vem para fomentar o debate acerca da educação patrimonial, trazendo à tona discussões sobre essas riquezas, processo essencial para sua preservação, bem como valorizar a cultura local.  Os indivíduos, a partir do que ouvem, leem e veem, estocam informações que lhes oferecem elementos para entender o mundo a partir de certa perspectiva. Torna-se essencial, então, entender o processo de elaboração de conteúdos informativos que contribuem para que o receptor possa formar uma visão crítica dos processos de construção de informações e da realidade. Inserida nessa perspectiva a programação de oficinas visa estimular a visão crítica dos jovens e ampliar percepções através da criação de produtos audiovisual e radiofônico, priorizando o tema educação patrimonial.

VEJA O QUE ROLOU NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL MICA

 

Coletivo MICA - Mídia, Cultura, Identidade e Arte

coletivomica@gmail.com

2017