top of page

Exposição “Entra pra cá, vem tomar um café” fica aberta para visitação até dia 12/11

Após mais de dois anos realizando coberturas sobre o rompimento da barragem de Fundão, o jornal A SIRENE traz uma série de fotografias em exposição aberta ao público. O evento, com apoio do Coletivo Mídia, Identidade, Cultura e Arte - MICA, teve início dia 7 de novembro, às 16h00, na Casa Cultural, situada na rua Frei Durão, 84, Centro - Mariana/MG. A exposição “Entra pra cá, vem tomar um café”, gratuita e disponível até o dia 12, segunda-feira, é um convite à comunidade para entender o desastre-crime de Mariana de uma forma mais subjetiva e conhecer as pessoas que tiveram suas vidas alteradas após o desastre.


Sobre a exposição


Nesta primeira exposição fotográfica do jornal A SIRENE, nossos colaboradores selecionaram imagens que contam histórias de pessoas e lugares por onde passamos. O objetivo da mostra é narrar essas histórias através das imagens e contar a realidade sobre o maior desastre socioambiental do país, que matou 19 pessoas. O rompimento da barragem de Fundão, ocorrido no dia 5 de novembro de 2015, de responsabilidade da empresa Samarco e suas acionistas: Vale e BHP Billiton, completou três anos na última segunda-feira, dia 5.


São três anos de poucas mudanças, muitos danos materiais e imateriais às famílias, moradores e moradoras de Minas Gerais e Espírito Santo. Em Mariana, as pessoas atingidas pelo desastre-crime têm vivido em casas provisórias, foram distanciados(as) do convívio diário das comunidades e tiveram suas raízes arrancadas pela passagem da lama. Em Barra Longa e no restante da Bacia do Rio Doce, milhares de pessoas ainda sofrem as consequências, diariamente, deixadas pela lama. São marcas que vão além da mancha marrom que os olhos podem ver nas paredes e ruínas dos locais atingidos(as).


As fotos que trazemos nesta exposição são como um lembrete e um clamor para que a sirene, que não tocou no dia do rompimento, não deixe de soar. Não mais como alerta de perigo, mas, sobretudo, como sinal de luta, resistência e memória.

“Entra pra cá, vem tomar um café”, é um convite feito por aqueles que nos receberam em suas casas e compartilharam um pouco sobre suas vidas enquanto o bolo assava no forno, a água do café fervia e o queijo estava posto sobre a mesa. Agora, estendemos à comunidade esse convite.


Sobre o Jornal A SIRENE


Desde fevereiro de 2016, o jornal A SIRENE tem se comprometido a contar as histórias daqueles que tiveram suas vidas alteradas pela passagem da lama. Construído pelos(as) atingidos(as), A SIRENE surgiu como ferramenta de luta, para registrar os momentos que vieram logo após o rompimento e, também, como garantia do direito à comunicação.


Serviço: Exposição fotográfica “Entra pra cá, vem tomar um café”

Data: 07/11 a 12/11 (exceto aos finais de semana)

Horário: 9h às 12h e 14h às 18h.

Local: Casa Cultural de Mariana - Rua Frei Durão, 84, Centro - Mariana (MG)

Posts em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Tags
Acompanhe-nos
  • facebook redondo
  • email
  • instagram redondo
  • youtube redondo
bottom of page