top of page

Rede Soa Sirene 02 - Edição especial sobre Brumadinho, MG.

Esta edição da Rede Soa Sirene traz um levantamento das principais reivindicações dos(das) atingidos(as) de Brumadinho. As matérias têm em comum a indignação com as atitudes da empresa causadora do crime, Vale S/A, que tem se ocupado em perseguir os ativistas, bombardear os(as) atingidos(as) com mensagens para que devolvam as indenizações que julgam indevidas, entre outras atitudes perversas, da mesma maneira que vêm fazendo com os(as) atingidos(as) pela barragem de Fundão.


A principal estratégia da Vale, dividir para conquistar (ou dividir para reinar), consiste em romper com as estruturas de organização existentes e não deixar que grupos menores se juntem, a exemplo de conquistadores como César, Napoleão e Felipe II da Macedônia. Assim, a mineradora estimula a negociação individual, subtrai o direito à comunicação, comprando todos os pontos de outdoors próximos à região atingida, e investe verdadeiras fortunas em propagandas no horário nobre da Rede Globo, sempre enaltecendo a si própria. É a modernização da guerra, cujas principais armas são a sedução, a disseminação de não verdades, disfarçadas de notícias (fake News) e sufocamento do direito à comunicação.


Além disso, esta edição traz relatos e entrevistas de quem está dia a dia nos territórios atingidos. Apesar do cenário caótico, seguimos juntos com as comunidades sabendo que a luta diária é árdua e que o principal caminho é a união. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!


Posts em destaque
Últimas notícias
Arquivo
Tags
Acompanhe-nos
  • facebook redondo
  • email
  • instagram redondo
  • youtube redondo
bottom of page